PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio Ágape leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e nos Referenciais Curriculares Nacionais – RCNs.

A metodologia de ensino do Colégio Ágape está baseada na proposta socioconstrutivista, ou seja, o objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e a descobrir todas as suas possibilidades, traçar seus objetivos, fazer relações de tempo e espaço e, com isso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são elaboradas com o intuito de aliar o conhecimento à realidade do aluno, proporcionando, assim, um sentido prático à aprendizagem da criança e do adolescente.

O Colégio Ágape adota a linha pedagógica socioconstrutivista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No decorrer de nossa prática educativa, passamos por diversos momentos de discussão e aperfeiçoamento de nossos objetivos, no sentido de constantemente torná-los atuais, abrangentes e consistentes.

Apresentaremos neste instrumento, de forma sintética, nossos princípios básicos, objetivos em cada nível e fundamentos em cada área de conhecimento.

Sendo assim, visamos à interação constante dos conteúdos escolares com a realidade social em que o aluno está inserido. A escola torna-se, então, não apenas um lugar de transmissão de informações, mas um espaço para a construção do conhecimento.

O Colégio Ágape busca oferecer à sociedade uma educação de qualidade, que estimule o senso crítico, a criatividade, a solidariedade, a liberdade, a cooperação, o respeito mútuo e o desenvolvimento das competências.

Faz parte dos objetivos desse trabalho favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas atendendo e respeitando as necessidades do educando de acordo com sua evolução, bem como proporcionar uma educação que estimule a formação integral do ser humano e que esteja estruturada em quatro alicerces básicos: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver. Acreditamos, assim, poder fortalecer a integração escola-família em busca de um objetivo comum: o educando.

A educação deve proporcionar a formação de cidadãos autônomos, conscientes, críticos e capazes de agir de forma justa consigo e com o outro, buscando solucionar problemas de forma criativa, mobilizando para isto recursos

que estejam em consonância com os princípios cristãos, éticos e morais, adequados a uma sociedade justa e fraterna.

As bases fundamentais da educação no Colégio Ágape são os princípios cristãos, os valores éticos e morais. As relações se estabelecem de forma horizontal e transparente, amparadas no respeito mútuo, base de toda e qualquer relação saudável, para assim formar nos alunos o sentido de autonomia, estimulando a capacidade de pensar e agir de forma independente, valorizando sua autoestima.