Ensino Medio

Ensino Medio

No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. Portanto, o COLÉGIO ÁGAPE é criterioso nos objetivos e flexível para atender ao desenvolvimento de cada indivíduo.

O COLÉGIO ÁGAPE prepara cidadãos para a vida real. E dela fazem parte os desafios do vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade. Trata-se, enfim, de buscar a formação de pessoas realizadas. O Ensino Médio tem como objetivos gerais:

  • Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, bem como hábitos intelectuais e técnicas de trabalho, que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, que saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
  • Comunicar ideias por diferentes linguagens;
  • Incorporar a importância do conhecimento e o prazer de aprender;
  • Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática;
  • Utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionar contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
  • Fazer o aluno sentir-se como parte integrante do meio ambiente, ao mesmo tempo dependente e agente de transformações;
  • Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social.

 

Orientação profissional

Do ponto de vista formativo, um importante projeto em desenvolvimento no Ensino Médio é o de orientação profissional.

Esta etapa escolar corresponde a um período em que os adolescentes passam por profundas transformações. Além de um conjunto de transformações físicas e psicológicas, os adolescentes vivem um árduo processo de formulação de projetos de vida – principalmente referentes ao horizonte profissional.

 

OBJETIVOS NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL:

  1. Possibilitar aos alunos do Ensino Médio a escolha equilibrada de uma carreira em uma faculdade ou universidade competente e que atenda suas expectativas profissionais.
  2. Diminuir a desistência do curso escolhido durante os primeiros anos do curso superior (em média 40% de evasão, em todo o país), evitando o sentimento de fracasso, desgaste de energia e desperdício de investimento pessoal.

Para alcançar essas metas, a metodologia adotada inclui o aprofundamento em questões como o autoconhecimento, a elaboração de projetos, o conhecimento da realidade do mercado profissional, noções sobre antigas e novas carreiras, bem como o contato direto com profissionais de cada área.

O trabalho se desenvolve ao longo de três anos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.


Unidade Cidade dos Funcionários
  • Av. Hermínio de Castro, 140 - Cidade dos Funcionários CEP: 60.822-000 - Fortaleza – CE
  • (85) 3277.5100
Unidade Eusébio
  • Rua Sete, nº 41 - Central Parque CEP: 61.760-000 - Eusébio/CE
  • (85) 3260.6200
Redes Socias
© 2019 Todos os direitos reservados.